Em 2007, o IBGE realizou o Censo Agropecuário em todos os municípios do Brasil e a Contagem da População nos municípios com mais de 170.000 habitantes. Aqui você encontra as informações sobre o planejamento e execução dessas duas pesquisas.

Perguntas mais frequentes durante as fases de preparação e coleta de dados dos Censos 2007:

Vai ser possível responder o Censo via INTERNET?
Não será possível responder os Censos 2007 pela Internet.

Como trabalhar no Censo 2007 como voluntário?
No Brasil, tradicionalmente se contrata pessoal temporário, remunerado, para realizar os recenseamentos. Esta medida é adotada porque, dadas as dimensões do nosso país, o trabalho de coleta é programado para ser realizado em cerca de três meses e os setores censitários (área de trabalho de cada recenseador) têm, em média, 300 domicílios. Desta forma, é inviável o trabalho voluntário. No entanto, o IBGE conta com a colaboração voluntária de pessoas que auxiliam nas tarefas de acompanhamento da operação censitária nos municípios. Essa contribuição se dá no âmbito das Comissões Censitárias Municipais que são criadas, em todos os municípios, antes do início do Censo. Estas comissões têm a função de ajudar as equipes contratadas e os funcionários do IBGE na instalação dos Postos de Coleta, na análise dos mapas municipais, na disponibilização de recursos de infra-estrutura (veículos, combustível, embarcações etc.); no acompanhamento da evolução do trabalho e na identificação de eventuais falhas de cobertura do território ou outras falhas que possam prejudicar o andamento do trabalho; na campanha de divulgação do Censo junto à comunidade, entre muitas outras tarefas.

É obrigatório por lei responder aos Censos? Como ter garantia de sigilo sobre as informações prestadas?
Sua informação é obrigatória, porém confidencial. Responda corretamente aos Censos 2007. O grande beneficiado será você. A Lei n. 5.534, de 14 de novembro de 1968, que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas, assegura o caráter sigiloso das informações prestadas. De acordo com esta lei, as respostas fornecidas ao IBGE são absolutamente confidenciais e serão usadas exclusivamente no preparo de cadastros e séries estatísticas. Colabore para que possamos obter dados fidedignos e confiáveis. Eles constituem a base indispensável de um recenseamento bem feito e, conseqüentemente, de um País melhor, cada vez mais adequado aos seus habitantes.

Como identificar o recenseador?
Peça para verificar seus documentos, inclusive o crachá do IBGE. Tanto o morador como o responsável pelo estabelecimento agropecuário pode pedir o número de registro do recenseador, ligar para o IBGE (0800-218181) e conferir se aquela pessoa de fato trabalha no Censo

Quem é a pessoa responsável pelo domicílio?
No entendimento do IBGE, é a pessoa apontada pelos outros moradores como responsável pela organização do domicílio. Não é, obrigatoriamente, o marido, nem a pessoa com maior renda da casa.

Quem deve prestar informações sobre o estabelecimento agropecuário?
O produtor. Na falta dele, deve ser procurada outra pessoa responsável pelo estabelecimento..



Você ainda tem dúvidas sobre o Censo 2007?
Mande um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Se possível inclua também os seguintes dados:
Nome, Empresa, Atividade, Endereço, Fax.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística