Em 2007, o IBGE realizou o Censo Agropecuário em todos os municípios do Brasil e a Contagem da População nos municípios com mais de 170.000 habitantes. Aqui você encontra as informações sobre o planejamento e execução dessas duas pesquisas.

Para realizar uma operação nas proporções dos Censos 2007, o IBGE precisa do apoio e da participação de todos. Por isto, antes mesmo de iniciar a fase de coleta, a Instituição começa a informar e conscientizar a sociedade, através de ações de mobilização junto à população.

Nos Censos Demográficos de 1991 e 2000, as Comissões Censitárias Municipais (CCM) tiveram um papel estratégico. Com base no sucesso dessas experiências anteriores, os Censos 2007 serão realizados novamente com o apoio das CCMs, convidando representantes de todos os setores do município: prefeitos, presidentes das câmaras de vereadores, juízes de comarcas, líderes de associações comunitárias, além de empresários, cidadãos e representantes do IBGE.

Alguns produtos de divulgação dos Censos 2007 foram elaborados para auxiliarem o trabalho de disseminação nas CCMs. Um vídeo, a ser exibido por ocasião da instalação de cada Comissão, traz o personagem Durval, explicando o que são as CCMs e sua importância para os Censos. O mesmo personagem aparece em uma revista em quadrinhos, também voltada aos integrantes das CCMs.

Todas estes produtos têm como objetivo principal esclarecer as funções e o papel fundamental das CCMs no bom andamento dos trabalhos locais e estarão presentes sempre que for necessário levar informações sobre as operações censitárias integradas de 2007.

Foi criada ainda uma página na Internet, no endereço https://www.ibge.gov.br/censos2007, através da qual a sociedade poderá conhecer e acompanhar o andamento dos Censos 2007 em suas diferentes etapas. O visual da página se baseou no conceito do Personal Digital Assistant> - PDA, ou computador de mão, uma inovação na fase de coleta dos Censos 2007, e lançou mão de novas tecnologias para levar as informações ao usuário. Há também um banco de dados com o cadastro de todos os membros das CCMs e, a cada reunião das comissões, será lançada uma ata, acessível a todos os usuários do site.

No que diz respeito à publicidade, é possível mencionar que a campanha publicitária cobrirá todo o Território Nacional, seja atuando como facilitadora durante as atividades de obtenção das informações, seja cumprindo o papel de divulgação e dos resultados preliminares e definitivos obtidos através do Censo Agropecuário 2006 e da Contagem da População 2007.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística