Em 2007, o IBGE realizou o Censo Agropecuário em todos os municípios do Brasil e a Contagem da População nos municípios com mais de 170.000 habitantes. Aqui você encontra as informações sobre o planejamento e execução dessas duas pesquisas.

Toda vez que o IBGE se prepara para realizar uma operação censitária suas unidades organizacionais se mobilizam e se estruturam para atender às necessidades específicas demandadas por um projeto desta natureza.

A exemplo de experiências passadas, os Censos 2007 contam com uma estrutura interna, liderada pela Comissão de Planejamento e Organização Geral dos Censos (CPO) e pelos comitês e coordenações que atuam nas seis unidades básicas do Instituto, quais sejam: Presidência-PR, Diretoria de Pesquisas-DPE, Diretoria de Geociências-DGC, Diretoria de Informática-DI, Diretoria Executiva-DE, Centro de Disseminação e Divulgação de Informações-CDDI e Escola Nacional de Ciências Estatísticas-ENCE.


A Comissão de Planejamento e Organização e as unidades internas


Principal fórum de discussões e decisões sobre as atividades relacionadas aos Censos 2007, a CPO constitui a instância superior da operação censitária. É composta pelo presidente, diretores e coordenadores do IBGE e pelos comitês coordenadores dos Censos. Cabe a ela, por exemplo, ditar as diretrizes gerais para o planejamento, a organização e a execução da operação; decidir sobre questões estratégicas; encomendar a realização de estudos de desenvolvimento dos projetos; analisar e aprovar propostas e projetos apresentados pelas coordenações e grupos de trabalho; acompanhar a evolução das atividades e apresentar ao Conselho Diretor propostas sobre assuntos da competência do Conselho.


Presidência do IBGE

Conta com a atuação da Coordenação Operacional dos Censos (COC). Sua missão é coordenar as ações de todas as unidades internas responsáveis pelos censos e atuar como secretaria executiva da CPO. Além disso, a COC é responsável pela elaboração e implementação do programa de treinamento e pela gerência do orçamento.


Diretoria de Pesquisas (DPE
)

Nesta unidade, as ações são conduzidas pelo Comitê do Censo Demográfico e pela Gerência Técnica do Censo Demográfico (GTD), no que toca às questões relativas à contagem da população; e pela Gerência Técnica do Censo Agropecuário (GTA). Estas equipes técnicas atuam como unidades executivas de coordenação de todas as atividades dos Censos 2007 no âmbito dessa Diretoria. São compostas pelo diretor, diretor adjunto e, exclusivamente, pelos gerentes técnicos dos censos demográfico e agropecuário, pelas Coordenações de População, Emprego e Rendimento, do Agropecuário e de Metodologia, além de técnicos especialistas nas áreas demográfica, agropecuária, ambiental, socioeconômica e de informática. Sua finalidade é propor, apreciar e decidir sobre questões substantivas relacionadas aos Censos 2007, como por exemplo, conteúdo a ser investigado; metodologia de pesquisa; planejamento dos censos em todas as suas etapas; critérios de crítica e apuração de dados; planejamento da supervisão técnica e acompanhamento das operações de campo; sistemas de apuração e de análise das informações, entre outras coisas.


Diretoria de Geociências (DGC)


Na DGC os trabalhos são conduzidos pelo Comitê de Censos e pela Coordenação da Base Territorial. Estas equipes atuam na preparação e atualização da base geográfica dos censos. São responsáveis pela atualização e digitalização da documentação cartográfica; pela elaboração de mapas e malhas geográficas, contendo as grandes mudanças territoriais, dentre elas a criação de novos municípios, a redução na área de outros e redimensionamento dos setores censitários. Ademais, constroem a base territorial de referência para a divulgação dos resultados. Para o Censo Agropecuário, por exemplo, a proposta de divulgação de dados agregados por biomas e bacias hidrográficas depende diretamente da disponibilização de malhas atualizadas e em escala adequada, que são produzidas pela DGC.


Diretoria de Informática (DI)


No âmbito desta diretoria, a Coordenação de Informática (COI) é quem orienta as ações relacionadas aos Censos 2007 na definição de tecnologia de suporte, de especificação de equipamentos e de capacitação no assunto; no desenvolvimento de sistemas gerenciais e de controle de qualidade da operação censitária; e na montagem da rede nacional de comunicação do IBGE. Um exemplo dessas ações para os Censos 2007 é a viabilização do uso de computadores portáteis para a coleta de informações.


Diretoria Executiva (DE)


Nesta área, a Coordenação de Apoio Administrativo ao Censo coordena todas as ações referentes: a recrutamento e gerenciamento de pessoal temporário; às atividades relativas ao orçamento e à execução financeira da operação censitária; ao suprimento e controle de recursos financeiros; ao reaparelhamento das unidades locais; às licitações e contratações de serviços, além de aquisição e controle da distribuição de mobiliário, equipamentos e material de consumo entre as unidades estaduais e agências.


Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI)


É responsável pela produção de documentos finais, como material de treinamento, administrativo, de coleta e divulgação dos Censos 2007, desde a escolha da identidade visual, passando por todas as fases da produção, além das ações promocionais e de publicidade. O resultado final das atividades do CDDI são os produtos impressos e em meio digital. Esta área também é responsável pela contratação de campanhas publicitárias com fins de divulgar a operação censitária, tornando-a de conhecimento da sociedade e, em especial, do público-alvo a ser pesquisado.


Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE)


Participa, através da Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA), da formulação do projeto de treinamento dos instrutores que compõem a cadeia de treinamentos técnicos e do desenvolvimento do programa de educação a distância dos Censos 2007.


Unidades Estaduais e Agências


Completam a rede de execução do censo no desempenho de uma das etapas mais importantes de uma pesquisa: a coleta das informações. Elas atuam diretamente nesta atividade através da contratação, treinamento e acompanhamento do trabalho de campo dos recenseadores.
Em todo o país, o IBGE conta com uma estrutura permanente composta por 27 unidades estaduais e cerca de 500 agências. Todas estas unidades estarão envolvidas na operação censitária de 2007. Além disso, haverá um posto de coleta em cada um dos 5.564 municípios, sendo 1200 informatizados. Estes postos de coleta, a maioria instalada em locais cedidos por órgãos públicos, têm como função auxiliar na cobertura de toda a extensão do território brasileiro, já que o número de agências não corresponde ao número total de municípios.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística