Em 2007, o IBGE realizou o Censo Agropecuário em todos os municípios do Brasil e a Contagem da População nos municípios com mais de 170.000 habitantes. Aqui você encontra as informações sobre o planejamento e execução dessas duas pesquisas.

Todo Censo é visto como uma tarefa grandiosa que mobiliza uma gama variada de agentes. Ao final de toda a operação, os Censos 2007 estarão oferecendo à sociedade informações mais atuais sobre a população brasileira e sobre a atividade agropecuária, fundamentais à promoção de ações com vistas a um desenvolvimento mais sustentável para o país.

Contudo, para tornar possível a produção de informações que afetam os brasileiros todos os dias, o IBGE precisa contar com o apoio de toda a população. Somente com a integração de esforços de diferentes segmentos da sociedade será possível assegurar a qualidade da operação censitária de 2007, base de todo trabalho do Instituto.

Para tanto, está prevista para julho/agosto de 2006 a formação das Comissões Censitárias Municipais (CCMs), ocasião em que serão convidados a participar todos os prefeitos municipais, presidentes das câmaras de vereadores, juízes de comarcas, líderes das associações comunitárias, além de empresários e cidadãos.

As CCMs serão o canal de comunicação entre o IBGE e os representantes da sociedade em cada município. Elas deverão participar da realização dos Censos 2007 nos respectivos municípios, sobremodo, incentivando a boa receptividade e a necessidade de se responder com exatidão às perguntas que serão feitas pelos recenseadores contratados e treinados pelo IBGE. Além disso, elas também deverão colaborar nas pesquisas, criando facilidades locais para sua realização, por exemplo, cedendo salas de prédios públicos para reuniões.

Cada CCM terá, no mínimo, cinco membros. Dentre eles, representantes do IBGE, dos poderes executivo, legislativo e judiciário do município e de organizações civis locais que possam de alguma forma colaborar. Espera-se que tais comissões se reúnam, entre julho de 2006 e setembro de 2007, no mínimo cinco vezes no decorrer das seguintes ocasiões: na instalação, antes do início dos trabalhos, no transcurso das operações (base territorial e coleta de dados), e, por fim, após o término da coleta.

E mais: cada comissão terá um endereço na Internet, criado pelo IBGE, com informações de trabalho e foto de cada integrante, todos credenciados como colaboradores do IBGE na operação censitária de 2007.

Ademais, nunca é demais frisar: fica o compromisso de que todas as informações e esclarecimentos necessários ao bom funcionamento das CCMs serão atenta e prontamente oferecidos pelos representantes do IBGE. A expectativa é de que as CCMs se sintam atuando no interesse direto da suas comunidades e facilitem a caminhada do IBGE para realização dos Censos 2007, de modo rápido e eficiente e, acima de tudo, com resultados fidedignos. Afinal, os Censos 2007 não são do IBGE, mas do Brasil, de todos os brasileiros.

Ao término dos trabalhos, o IBGE apresentará às Comissões Censitárias Municipais os resultados preliminares dos Censos 2007 e realizará uma ampla divulgação dos mesmos para todos os cidadãos.

Para finalizar, vale lembrar que o conhecimento é a chave para um desenvolvimento mais sustentável e para a competitividade das nações, para a gestão mais flexível das organizações, públicas ou privadas, e para o exercício pleno da cidadania. Por isso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar com eficácia ações imediatas e efetivas para o seu desenvolvimento e planejar com segurança o seu futuro.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística