Em 2007, o IBGE realizou o Censo Agropecuário em todos os municípios do Brasil e a Contagem da População nos municípios com mais de 170.000 habitantes. Aqui você encontra as informações sobre o planejamento e execução dessas duas pesquisas.

A operação de coleta dos Censos 2007 abrangerá cerca de 160 mil setores censitários, que compõem a Base Territorial. Essa base é constituída por um conjunto de mapas e cadastros que permitem orientar a divisão do território em pequenas áreas, chamadas setores censitários. Sua preparação leva em conta, além da organização da operação da coleta dos dados dos censos, a necessidade de atender às demandas das prefeituras e da iniciativa privada por informações mais detalhadas, que subsidiem a tomada de decisões para investimento privado e público. Por isso, o IBGE priorizou a atualização e digitalização da Base Territorial de todos os 5.564 municípios para o Censo Agropecuário e 5.435 municípios para a Contagem de População.

Assim sendo, os trabalhos de revisão da Base Territorial incluíram a atualização das chamadas áreas especiais (áreas indígenas, favelas, municípios muito pequenos, assentamentos rurais, áreas de proteção ambiental etc.),de mapas dos municípios, de localidades e setores, da rede viária e hidrográfica, dos topônimos e dos limites geográficos de cada setor censitário e de seus componentes internos, (como ruas, quarteirões etc.).


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística