Em 2007, o IBGE realizou o Censo Agropecuário em todos os municípios do Brasil e a Contagem da População nos municípios com mais de 170.000 habitantes. Aqui você encontra as informações sobre o planejamento e execução dessas duas pesquisas.

A coleta de dados dos Censos 2007 deverá ir a campo em abril do próximo ano. Nesta etapa do projeto a atuação dos supervisores é um dos principais mecanismos do controle de qualidade da coleta de dados dos Censos. Adicionalmente, equipes de técnicos envolvidos com as pesquisas percorrem o país com o objetivo de verificar o preenchimento dos questionários e identificar eventuais falhas.

Além disso, no acompanhamento da evolução da etapa de coleta de dados, da validação da cobertura e da remessa eletrônica dos resultados preliminares dos Censos 2007, o IBGE utilizará o mesmo sistema informatizado que foi bem-sucedido no Censo 2000.

Entretanto, uma diferença substancial permitirá uma maior eficiência no acompanhamento e controle de coleta: o uso dos computadores de mão na coleta de informações pelos recenseadores. Após as entrevistas, o recenseador poderá realizar a transmissão dos dados coletados para o computador central do IBGE, a partir de qualquer ponto de linha telefônica, sem a necessidade de passar por um microcomputador. Outra possibilidade é conectar-se a qualquer microcomputador com acesso a Internet. A vantagem deste mecanismo está no fato de que o andamento da coleta poderá ser feito praticamente em tempo real em todos os municípios.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística