Toda vez que o IBGE se prepara para realizar uma operação censitária
suas unidades organizacionais se mobilizam e se estruturam para atender às
necessidades específicas demandadas por um projeto desta natureza.
A exemplo de experiências passadas, os Censos 2007 contam com uma estrutura
interna, liderada pela Comissão de Planejamento e Organização
Geral dos Censos (CPO) e pelos comitês e coordenações que
atuam nas seis unidades básicas do Instituto, quais sejam: Presidência-PR,
Diretoria de Pesquisas-DPE, Diretoria de Geociências-DGC, Diretoria de
Informática-DI, Diretoria Executiva-DE, Centro de Disseminação
e Divulgação de Informações-CDDI e Escola Nacional
de Ciências Estatísticas-ENCE.
A Comissão de Planejamento e Organização e as unidades
internas
Principal fórum de discussões e decisões sobre as atividades
relacionadas aos Censos 2007, a CPO constitui a instância superior da
operação censitária. É composta pelo presidente,
diretores e coordenadores do IBGE e pelos comitês coordenadores dos Censos.
Cabe a ela, por exemplo, ditar as diretrizes gerais para o planejamento, a
organização e a execução da operação;
decidir sobre questões estratégicas; encomendar a realização
de estudos de desenvolvimento dos projetos; analisar e aprovar propostas e
projetos apresentados pelas coordenações e grupos de trabalho;
acompanhar a evolução das atividades e apresentar ao Conselho
Diretor propostas sobre assuntos da competência do Conselho.
Presidência do IBGE
Conta com a atuação da Coordenação Operacional
dos Censos (COC). Sua missão é coordenar as ações
de todas as unidades internas responsáveis pelos censos e atuar como
secretaria executiva da CPO. Além disso, a COC é responsável
pela elaboração e implementação do programa de
treinamento e pela gerência do orçamento.
Diretoria de Pesquisas (DPE)
Nesta unidade, as ações são conduzidas pelo Comitê do
Censo Demográfico e pela Gerência Técnica do Censo Demográfico
(GTD), no que toca às questões relativas à contagem da
população; e pela Gerência Técnica do Censo Agropecuário
(GTA). Estas equipes técnicas atuam como unidades executivas de coordenação
de todas as atividades dos Censos 2007 no âmbito dessa Diretoria. São
compostas pelo diretor, diretor adjunto e, exclusivamente, pelos gerentes técnicos
dos censos demográfico e agropecuário, pelas Coordenações
de População, Emprego e Rendimento, do Agropecuário e
de Metodologia, além de técnicos especialistas nas áreas
demográfica, agropecuária, ambiental, socioeconômica e
de informática. Sua finalidade é propor, apreciar e decidir sobre
questões substantivas relacionadas aos Censos 2007, como por exemplo,
conteúdo a ser investigado; metodologia de pesquisa; planejamento dos
censos em todas as suas etapas; critérios de crítica e apuração
de dados; planejamento da supervisão técnica e acompanhamento
das operações de campo; sistemas de apuração e
de análise das informações, entre outras coisas.
Diretoria de Geociências (DGC)
Na DGC os trabalhos são conduzidos pelo Comitê de Censos e pela
Coordenação da Base Territorial. Estas equipes atuam na preparação
e atualização da base geográfica dos censos. São
responsáveis pela atualização e digitalização
da documentação cartográfica; pela elaboração
de mapas e malhas geográficas, contendo as grandes mudanças territoriais,
dentre elas a criação de novos municípios, a redução
na área de outros e redimensionamento dos setores censitários.
Ademais, constroem a base territorial de referência para a divulgação
dos resultados. Para o Censo Agropecuário, por exemplo, a proposta de
divulgação de dados agregados por biomas e bacias hidrográficas
depende diretamente da disponibilização de malhas atualizadas
e em escala adequada, que são produzidas pela DGC.
Diretoria de Informática (DI)
No âmbito desta diretoria, a Coordenação de Informática
(COI) é quem orienta as ações relacionadas aos Censos
2007 na definição de tecnologia de suporte, de especificação
de equipamentos e de capacitação no assunto; no desenvolvimento
de sistemas gerenciais e de controle de qualidade da operação
censitária; e na montagem da rede nacional de comunicação
do IBGE. Um exemplo dessas ações para os Censos 2007 é a
viabilização do uso de computadores portáteis para a coleta
de informações.
Diretoria Executiva (DE)
Nesta área, a Coordenação de Apoio Administrativo ao Censo
coordena todas as ações referentes: a recrutamento e gerenciamento
de pessoal temporário; às atividades relativas ao orçamento
e à execução financeira da operação censitária;
ao suprimento e controle de recursos financeiros; ao reaparelhamento das unidades
locais; às licitações e contratações de
serviços, além de aquisição e controle da distribuição
de mobiliário, equipamentos e material de consumo entre as unidades
estaduais e agências.
Centro de Documentação e Disseminação de Informações
(CDDI)
É
responsável pela produção de documentos finais, como material
de treinamento, administrativo, de coleta e divulgação dos Censos
2007, desde a escolha da identidade visual, passando por todas as fases da
produção, além das ações promocionais e
de publicidade. O resultado final das atividades do CDDI são os produtos
impressos e em meio digital. Esta área também é responsável
pela contratação de campanhas publicitárias com fins de
divulgar a operação censitária, tornando-a de conhecimento
da sociedade e, em especial, do público-alvo a ser pesquisado.
Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE)
Participa, através da Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento
(CTA), da formulação do projeto de treinamento dos instrutores
que compõem a cadeia de treinamentos técnicos e do desenvolvimento
do programa de educação a distância dos Censos 2007.
Unidades Estaduais e Agências
Completam a rede de execução do censo no desempenho de uma das
etapas mais importantes de uma pesquisa: a coleta das informações.
Elas atuam diretamente nesta atividade através da contratação,
treinamento e acompanhamento do trabalho de campo dos recenseadores.
Em todo o país, o IBGE conta com uma estrutura permanente composta por
27 unidades estaduais e cerca de 500 agências. Todas estas unidades estarão
envolvidas na operação censitária de 2007. Além
disso, haverá um posto de coleta em cada um dos 5.564 municípios,
sendo 1200 informatizados. Estes postos de coleta, a maioria instalada em locais
cedidos por órgãos públicos, têm como função
auxiliar na cobertura de toda a extensão do território brasileiro,
já que o número de agências não corresponde ao número
total de municípios.